18 dezembro 2008

Pentaho: uma plataforma de Bussiness Inteligence Open Source


Durante algum tempo estive pesquisando uma solução em Bussiness Inteligence que fosse Open Source. As ferramentas do mercado, atualmente, são caríssimas não estando na realidade de empresas de porte.

Foi aí que me deparei com o Pentaho que é na verdade uma plataforma de soluções, que possui recursos como relatórios, análise, integração de workflow, regras de negócios, auditoria, interface e análise/modelagem de workflow.

Para quem se interessou pelo mesmo, pode conferir neste link uma simples versão de demonstração de um datawarehouse com dados fictícios: http://demo.pentaho.com/pentaho

Sumário das Vantagens do Pentaho

Usabilidade - A plataforma BI tem componentes prontos para serem executados, é de fácil integração com sistemas externos, e oferece interfaces de fácil customização. Isto resulta em soluções que são muito fáceis de serem usadas.
Habilidades - A plataforma de BI utiliza reconhecidos padrões, de maneira a facilitar a utilização de ferramentas de parceiros.
Customização - A plataforma de BI tem mecanismos externos de regras, processos editáveis, disponibilidade de códigos fontes, componentes re-utilizáveis de BI e interfaces plenamente customizáveis. A plataforma executa processos editáveis que podem ser integrados com processos de negócios. Isto resulta em soluções altamente customizadas.
Orientação a Ferramentas - A plataforma de BI é centrada em processos e soluções. Ela não é projetada para ser um conjunto de ferramentas isoladas, mas para ser um sistema completamente integrado.
Extensão - O código fonte é fornecido. A infra-estrutura, componentes, mecanismos e interfaces podem ser facilmente modificados. O dinheiro salvo em gastos com licenças pode ser direcionado para extender a plataforma em uma área específica. A estrutura do produto é pública.
Foco em Relatórios e Análise - A plataforma de BI é centrada em processos, baseada em workflow e direcionada a regras de negócios. Ela pode ser facilmente integrada aos processos de negócios e tem facilidades para a geração de relatórios. Regras de negócios são usadas para identificar problemas e exceções; e processos auditados são executados para resolvê-las.
Influência em processos - A plataforma de BI acompanha a entrega de informações e permite processos de negócios customizados serem iniciados pelos receptores da informação. A entrega de um relatório não é o final da linha. Relatórios de performance de processos e modelos podem ser gerados. Ações tomadas podem ser avaliadas, comparando-as com metas, para mensurar a efetividade do processo. A plataforma oferece facilidades automáticas para realizar esta tarefa.
Auditoria - A plataform de BI inclui robustos processos de rastreamento e auditoria. A história de uma situação pode ser acessada, incluindo as ações tomadas, discussões/comentários e informações de suporte.
Prototipagem - O licenciamento da plataforma permite que a prototipagem seja
PentahoTM Artigo Técnico 15 realizada sem grandes investimentos.
Flexibilidade da Licença - O licenciamento da plataforma de BI é flexível e oferece valor ao cliente, pois o BI é somente parte de um processo de negócios, adicionando valor incremental. Além disto, o licenciamento por CPU a custos razoáveis abre a possibilidade aplicações extranet que não são realistas com ferramentas tradicionais, baseadas em licenciamento por
usuário.

* O Pentaho é desenvolvido na linguagem Java (JEE /Hibernate / portlets)

Downloads:
http://community.pentaho.com/sourceforge/

Wiki:
http://wiki.pentaho.com

Grupo de usuários Pentaho:
http://br.groups.yahoo.com/group/pentahobr/

Nenhum comentário: