19 fevereiro 2009

Seja um Testador !

No último sábado (14/02), participei de um experimento em engenharia de sofware. Este consistia em uma pesquisa sobre compreensão de sofware, um projeto para entender qual a melhor estratégia para efetuar manutenção em um dado software, através da plataforma eclipse.

Neste iterim, observei o quanto há em desinteresse, tanto na academia, quanto no mercado, na participação de experiências e questionários científicos. Lembrei-me também do tempo em que estava na conclusão do meu projeto de do curso de graduação ( ERPOO ), o quão difícil foi arrumar pessoas para utilizar e responder meus questionários !

Como podemos exigir qualidade de nossos softwares se não participamos dos testes, pesquisas , questionários de opnião? Como podemos criticar iniciativas volutárias de desenvolvimento, senão participamos (em pelo menos) na crítica do produto final? Nem todas as empresas/pessoas possuem as montanhas de dinheiro que a microsoft/apple/IBM e outros possuem e que podem pagar para pessoas especializadas testarem seus produtos.

Desta forma, fica o apelo aqui neste blog, que tal participar de uma equipe de desenvolvimento de software em um dos seus papéis principais? Seja um testador!

2 comentários:

willycazzetta disse...

Como? Existe alguma forma de se inscrever em alguma empresa ou coisa parecida, talvez algum orgão???

Cleuber disse...

Não conheço nenhum órgão oficial de testadores de software, porém você pode acessar sites como o sourceforge.net , code.google.com e baixar uma ou duas pequenas iniciativas.